Hemograma é um exame que avalia as células sanguíneas de um ser humano(na condição de paciente clínico), ou seja, as da série branca e vermelha, contagem de plaquetas, reticulócitos e índices hematológicos.
O exame é requerido pelo profissional de saúde para diagnosticar ou controlar a evolução de uma doença. Um hemograma é constituído pela contagem das células brancas (leucócitos), células vermelhas (hemácias), hemoglobina (Hb), hematócrito (Ht), índices das células vermelhas, e contagem de plaquetas. Hemograma Completo consiste do hemograma mais a contagem diferencial dos leucócitos.
As células circulantes no sangue são divididas em três tipos: células vermelhas (hemácias ou eritrócitos), células brancas (ou leucócitos) e plaquetas (ou trombócitos).
O sangue é colhido com anticoagulante (EDTA) ou mistura de Paul-Heller, para se evitar sua coagulação. Após a coleta com seringa descartável, o sangue é transferido para um tubo de ensaio de vidro, que deverá ser rotulado com o nome do paciente e lacrado com tampa. Não é necessário jejum, mas recomenda-se 24 horas sem prática de exercícios físicos e 48 horas sem consumo de bebida alcoólica. Deve-se perguntar ao paciente se faz uso de algum medicamento, ou se fez uso nas horas antecedentes ao exame, pois alguns remédios podem interferir nos resultados do exame. Após a coleta, o tubo deverá ser enviado a um laboratório capaz de fazer o hemograma.
a:Hemácias
b:Neutrófilo
c:Eosinófilo
d:Linfócito

Termos utilizados
- Leucocitose: aumento no número total de leucócitos.
- Leucopenia: diminuição do número total de leucócitos.
- Plaquetopenia: diminuição do número total de plaquetas.
- Eritrocitose ou policitemia: aumento do número de hemácias no sangue.
- Eritroblastemia: diminuição do número dos precursores das hemácias.
- Trombocitopenia: diminuição do número normal de plaquetas.
- Bicitopenia: diminuição em número de duas populações celulares.
- Pancitopenia: diminuição em número das três populações celulares.
- Desvio à esquerda: aumento do número de bastões acima de 5/mm³, ou presença de formas mais imaturas como mielócitos e metamielócitos.
- Linfocitose: aumento do número de linfócitos.
- Linfopenia: diminuição do número de linfócitos.
- Neutrofilia: aumento do número de neutrófilos.
- Neutropenia: diminuição do número de neutrófilos.
- Eosinofilia: aumento do número de eosinófilos.
- Monocitose: aumento do número de monócitos.
- Basofilia: aumento do número de basófilos