BRASIL-CEARÁ-FORTALEZA BRASIL-CEARÁ-FORTALEZA

domingo, 21 de fevereiro de 2016

1. Introdução.

1. Introdução.

Inicialmente desejo que os nossos alunos receba este prólogo como um aviso.

Aos biólogos, farmacêuticos, médicos entre outros que deseja montar um laboratório de análises clínicas, vale ressaltar que os tópicos deste livro não fazem parte de um Plano de Negócio e sim do perfil do ambiente no qual o empreendedor científico irá vislumbrar uma oportunidade de negócio no seu ramo profissional.

Em algumas cidades brasileiras já não há espaço para novos empreendedores laboratoriais, visto que o elevado custo de aquisição de equipamentos ultrapassa a receita gerada. Uma alternativa pode ser a instalação do laboratório em clínicas e hospitais, garantindo assim uma receita estável oriunda de exames em pacientes internados.


Dois fenômenos conflitantes tornam o segmento de laboratórios mais competitivo e desafiador.  De um lado, os médicos solicitam exames cada vez mais sofisticados, exigindo o investimento e a atualização tecnológica dos laboratórios.

A análise clínica é o ramo de conhecimento científico que trabalha com o estudo de alguma substância de forma a coletar dados e apontar diagnósticos a respeito da saúde do paciente.

Essas análises ocorrem a partir de um exame feito a pedido de um médico e são entregues em laboratórios próprios para realização desses exames.

As análises podem ser realizadas por vários profissionais diferentes como: farmacêuticos, bioquímicos, médicos patologistas clínicos, biólogos ou biomédicos, sendo que esses devem ter previamente o conhecimento necessário na área de análise clínica conforme as regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária que é o órgão fiscalizador.
Laboratório neste seguimento tem uma intensa regulação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, órgão do Ministério da Saúde, das Secretarias Estaduais de Saúde, dos órgãos de classe e da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

De outro lado, a concorrência busca atrair mais pessoas ao mercado e ampliar a base de clientes, reduzindo os preços dos exames. O resultado é um processo de concentração predatória do mercado, com grandes redes laboratoriais comprando laboratórios menores para ganhar escala.

Os serviços neste setor são relativamente estáveis ao longo do ano, com baixa sazonalidade e pouco afetadas por crises econômicas, por se tratar de um produto de primeira necessidade.

A análise clínica ajuda a diagnosticar algum dado ou característica que possa ajudar no diagnóstico de alguma anomalia ou problema de saúde.


O exame pode incluir, por exemplo, a coleta de materiais como urina, sangue, fezes ou outros, para serem analisadas e servirem para construir dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário